Blog Farmácia Newsletter Fevereiro n4 2022 – Direito Sanitário e Farmacêutico WhatsApp News

18/02/2022

Manipulação veterinária e o uso medicinal de cannabis

O mundo Pet foi um dos mercados que mais expandiu nos últimos anos, só no Brasil encontramos a segunda maior população pet do mundo com 55,1 milhões de cães e 24,7 milhões de gatos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), perdendo somente para os Estados Unidos. Trata-se de um mercado que movimentou R$ 36,2 bilhões em 2019 e um nicho de grande potencial para as farmácias de manipulação.

Isto porque, a manipulação de insumos voltados para a saúde veterinária encontra-se estabelecida junto a Instrução Normativa 11/2005 e o Decreto 5053/2004 publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da qual resta devidamente regulamentada a fabricação, o controle de qualidade, a comercialização e o emprego dos produtos de uso veterinário.

Não bastasse isso, o mercado de manipulação veterinária encontra-se ainda mais aquecido desde o avanço das pesquisas relacionadas ao uso de Cannabidiol, ainda apenas em forma industrializada, e o tratamento dos sintomas de doenças que acometem os pets, como a epilepsia idiopática mais comum em cães, tendo algumas raças mais acometidas como Pastor Alemão, Beagle e Dachshund.

O Médico Veterinário João Gabriel Carvalho de Andrade  compartilha a ideia de que o tratamento com o uso de canabidiol mostra-se eficaz em pacientes refratários aos tratamentos com barbitúricos ou a outras drogas anticonvulsivantes por ter o mecanismo de ação distinto e efeitos colaterais mais toleráveis pelo paciente.

O caminho para a possibilidade de manipulação de insumo de Canabidiol por farmácias de manipulação veterinária parece uma possibilidade mais próxima da realidade do que há alguns meses atrás.

Benincasa e Santos Sociedade de Advogados
18/02/2022

USO DE CANABIDIOL NA TERAPÊUTICA DE CÃES COM
EPILEPSIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. ANDRADE, João Gabriel Carvalho – 1º Congresso Online Internacional de Medicina Veterinária de Pequenos Animais –
CONIMVEPA – 2020.

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp