Durante os meses de junho e julho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou testes com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) para as farmácias localizadas no Estado de São Paulo e Distrito Federal. Os testes são importantes para avaliar futuro retorno de utilização do SNGPC por todas as farmácias de forma robusta e estável, podendo receber todas as informações de movimentações de estoques com segurança e integridade dos dados.
Eventuais problemas de funcionamento do sistema estão sendo continuamente avaliados e solucionados pela Anvisa, contudo, não há ainda previsão de retomada da escrituração obrigatória via SNGPC.
As farmácias de SP e DF podem continuar enviando os arquivos XML ao SNGPC e dar seguimento à participação nos testes, informando eventuais problemas operacionais após 31/07/2024, já que o sistema continuará disponível para acesso. Essa participação é muito importante para avaliação contínua de melhorias no SNGPC.
Agradecemos aos farmacêuticos pelo empenho e proatividade para participar dos testes, realizando o cadastramento, inventário, as movimentações de entradas/saídas, de acordo com o real cotidiano das farmácias. Reforçamos que a escrituração sanitária deve ser mantida conforme a RDC nº 586/2021.
Fonte: CRF-SP. Acesso em: 02/08/2024.