A pandemia acelerou a transformação digital nas farmácias, que viram uma explosão de canais de vendas online e do e-commerce. O novo comportamento do consumidor também alavancou as vendas de algumas categorias, segundo o estudo Aprendizados da crise: desafios e oportunidades no mercado pós covid-19, da consultoria IQVIA.
Nova dinâmica e indicadores para as vendas online
De janeiro a julho de 2020, as vendas digitais no canal farma apresentaram um crescimento de 109% em relação ao mesmo período do ano anterior, um total de R$ 200,9 milhões. Os canais de vendas mais utilizados foram por meio de aplicativos, clique e retire, website e televendas.
Mercado de suplementos em ascensão
A área de consumer health foi a que apresentou o maior crescimento em vendas digitais no acumulado do ano, com destaque para a categoria de vitaminas, minerais e suplementos, que movimentou R$ 89,3 milhões. Na sequência vêm os produtos de cuidados para a face (R$ 42,2 milhões) e para o corpo (R$ 29,4 milhões de produtos vendidos).
Vendas via e-commerce (janeiro a julho)
Categoria |
Valor em
|
% vendas 2019 |
RX – Cardio | 106 | 3,2% |
Rx – Digestivo metabólico | 89,9 | 2,5% |
Vitaminas, minerais e suplementos | 89,3 | 5,9% |
Rx – Ginecológicos | 54,8 | 3,8% |
Cuidados face | 42,2 | 3,3% |
Cuidados cabelos | 38,7 | 2,8% |
Cuidados corpo | 29,4 | 3,3% |
Rx – Sistema nervoso | 29,1 | 0,6% |
Troca bebê | 29 | 2% |
Rx – Músculo esquelético | 28,4 | 2,8% |
Rx – aparelho respiratório | 26,6 | 1,4% |
Rx – Hemato | 24,1 | 3,9% |
Rx – Dermatológicos | 22,3 | 2,7% |
Saúde digestiva | 21,6 | 2,7% |
Fórmulas infantis | 21,1 | 3,5% |
Rx – Sistema hormonal | 17,8 | 3,5% |
Protetor solar | 17 | 2,1% |
Gripe e resfriado | 16,7 | 1,3% |
Cuidados orais | 16,1 | 1,4% |
Rx – VMS | 15,7 | 3,1% |
Consumer Health
Prescrição
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico – Acessado em: 22/09/2020