Blog Farmácia Postado no dia: 12 dezembro, 2022

Conheça as categorias que mais estimulam o e-commerce de farmácias

e-commerce de farmácias cresceu expressivos 52,2% nos últimos 12 meses até setembro, segundo dados da IQVIA obtidos com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico. E o segmento de consumer health contribuiu para alavancar os resultados das varejistas. Confira a seguir, as categorias que mais movimentaram as vendas online.

Entre as top 10 na área de cuidados pessoais, os produtos para cabelo somaram R$ 201,4 milhões em vendas. Juntamente com cuidados da face, com vendas na casa dos R$ 177,1 milhões; e proteção solar (R$ 158,5 mi), foram os segmentos que tiveram maior representatividade.

Categorias Vendas (em milhões de R$
Produtos para cabelos 201,4
Cuidados face 177,1
Proteção solar 158,5
Cuidados corpo 131,1
Banho 109,2
Higiene oral 75,6
Anti-seborreicos 65
Desodorantes 59,7
Troca-bebê 33,6
Proteção feminina 22,5

Já as vitaminas, minerais e suplementos perfizeram R$ 384,8 milhões em vendas. Na sequência figuram os produtos voltados ao tratamento gastrointestinal e para gripes e resfriados.

Vendas em milhões de R$
Vitaminas, minerais, suplementos 1040
Gastrointestinal 384,8
Gripes e resfriados 162,4
Dor e febre 157,2
Cuidados olhos MIP 142,9
Calmantes e humor 54
Cuidados sist. urinário e reprod. 24,7
Antifúngicos 17,7
Tratamento acne 12,7
Cuidados sistema circulatório 10,8

Incontinência e bebês: impactos para e-commerce de farmácias

e-commerce de farmácias também teve o impulso da área de cuidados ao paciente, com ênfase especialmente nos produtos para bebês (R$ 330,8 milhões) e para incontinência, com R$ 121,1 milhões.

“O canal online foi determinante para o crescimento da categoria de incontinência urinária. Além de serem produtos volumosos que desencorajam a venda na loja física, o e-commerce apresenta mais ofertas e melhores preços. E muitas vezes, por vergonha, o consumidor prefere fazer a compra digital”, justifica Ulysses Dantéhead da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA.

Categorias Vendas em milhões de R$
Troca bebê 330,8
Cuidados incontinência 121,1
Testes e medidores 107,7
Produtos médicos-cirúrgicos 27,9
Primeiros socorros 26,3
Devices injeção 14,5
Máscaras 13,1
Cuidados olhos MIP 9,6
Preservativos 8,9
Cuidados casa 5,2

Nutrição em evidência

Das dez categorias do segmento de nutrição, as fórmulas infantis e de nutrição enteral representam 76% da demanda. “É uma forma prática e cômoda de compra sem sair de casa para uma mãe que acabou ter o bebê”, ressalta Danté.

Nutrição (vendas em milhões de R$)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico. Acesso em: 12/12/2022.