Blog Farmácia Postado no dia: 17 abril, 2025

Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais assina termo de implantação do SEI

O Conselho Regional de Minas Gerais (CRF-MG) será o terceiro dos 27 regionais a implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI/CFF/CRFs). A adesão foi formalizada entre o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, e a presidente do CRF-MG, Márcia Cristina de Oliveira Alfenas, nesta quarta-feira (09.04), em Brasília.

A ferramenta tem como premissas a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido, a praticidade na tramitação de processos e a sustentabilidade, pois um dos benefícios da plataforma é dispensar o uso de papel. O CRF-MG representa o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, atrás do CRF-SP, e possui mais de 33 mil profissionais inscritos. Internamente, conta com aproximadamente 100 colaboradores.

“A expectativa tá muito grande. Nós estamos esperando por esse novo marco que vai revolucionar e colocar o conselho junto com as grandes empresas em termos de sustentabilidade. E essa implantação está totalmente alinhada com a proposta da diretoria de promover humanização, inovação e conexão”, comemora a presidente do CRF-MG.

Márcia Alfenas também destaca como vantagens da adesão ao SEI um maior controle dos documentos por parte da instituição, maior agilidade no atendimento das demandas e a abertura de um novo canal de diálogo com os farmacêuticos. “Agora eles podem fazer suas comunicações e reivindicações de maneira mais rápida e prática. Mesmo aqueles que estão em municípios mais distantes poderão fazer suas reivindicações pela internet, utilizando o SEI.  Estamos ansiosos esperando para que essa etapa inicial seja vencida e que em breve possamos usufruir desse sistema”.

Walter Jorge João comemora mais esse avanço no sentido de levar esta inovação a todos os conselhos regionais do Brasil. “Em São Paulo e em Mato Grosso do Sul já obtivemos muito sucesso com a implantação desse sistema. Agora, o CRF-MG, que possui uma grande representatividade da categoria, também poderá contar com esta praticidade, acompanhada de todos os benefícios que o SEI pode oferecer”.

Em abril, completa dois anos que o SEI foi adotado pelo CFF. Desde que foi implantado, mais de 66 mil processos deixaram de ser abertos e de circular por meio físico para serem iniciados e tramitados por meio do sistema. Esses documentos estão distribuídos nos módulos: SEI Controle de Passagens & Diárias; SEI Peticionamento, Intimação e Procuração; e SEI Julgar.

Atualmente, estão integrados ao SEI/CFF/CRFs, mais de 600 usuários internos e 5 mil usuários externos. Entre estes, estão os farmacêuticos, fornecedores, representantes de conselhos profissionais, órgãos de controle, órgãos do Poder Judiciário, órgãos do Poder Executivo, entre outros.

 

Fonte: CFF. Acesso em: 17/04/2025.