Blog Farmácia Newsletter Julho 2021 – Direito Sanitário e Farmacêutico WhatsApp News

30/06/2021

Diretora do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, fala sobre o uso de Sibutramina ao Portal UOL

A Sibutramina é um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento de obesidade no Brasil. É justamente sobre ela o artigo desta semana da sessão `Qual é o remédio – Um guia dos principais medicamentos que você usa`, do Portal UOL.

A sibutramina é um medicamento que tem o efeito de inibir o apetite e aumentar a saciedade, tem indicação específica e deve compor plano com dieta, prática física e mudança de hábitos. Porém, possui contraindicações, como o uso por grávidas, lactantes e idosos com idade superior a 65 anos.

Dra. Danyelle Marini, diretora do CRF-SP, concedeu entrevista ao portal e explicou como se dá o funcionamento da molécula.

“Ao ser administrada pela via oral, o medicamento é rapidamente absorvido e metabolizado pelo fígado. Depois, é excretado pelas fezes e urina. O seu efeito terapêutico decorre da inibição da recaptação de noradrenalina, serotonina e dopamina, aumentado a quantidade desses neurotransmissores na fenda sináptica.

“O resultado é a promoção da sensação de saciedade e a redução do apetite, o que leva ao menor consumo de alimentos”, fala Danyelle Cristine Marini, diretora do CRF-SP.”

Confira a integra da reportagem clicando aqui.

Fonte, CRFSP, acesso em 30/06/2021

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp