
A Eli Lilly aposta no lançamento do Monjauro no Brasil como estratégia para alavancar as vendas do medicamento para emagrecer, originalmente receitado para o tratamento do diabetes. Em evento nesta segunda-feira, dia 10, um dos diretores da farmacêutica norte-americana revelou a projeção de iniciar as vendas no país no segundo semestre de 2025.
O objetivo é que o Monjauro esteja disponível nos principais países emergentes do mundo, incluindo Índia e México. “O tamanho desse mercado é significativo. Estamos falando de 900 milhões de pacientes que poderiam se beneficiar do medicamento”, afirmou o diretor financeiro Lucas Montarce, em conferência para analistas e investidores durante a Leerink Partners Global Healthcare Conference.
Também conhecido como tirzepatida, o Monjauro já é comercializado na Europa com o mesmo nome comercial. Já nos Estados Unidos, está à venda como Zepbound, com foco no tratamento da obesidade. No ano passado, a Eli Lilly havia promovido o lançamento na China, mas com estoque limitado. No entanto, ao ver o resultado da concorrente Novo Nordisk, que iniciou a comercialização do Wegovy em novembro, a farmacêutica projeta incrementar o volume disponível no gigante asiático.
Monjauro no Brasil acompanha meta de até US$ 61 bi em vendas
O Monjauro no Brasil pode ser determinante para a Eli Lilly cumprir sua ambiciosa meta de faturamento neste ano. A companhia prevê que o medicamento deve movimentar de US$ 58 bilhões (R$ 335 bi) a US$ 61 bilhões (R$ 353) neste ano.
A faixa de preço do fármaco já teria até sido definido por autoridades brasileiras, e noticiado pelo Panorama Farmacêutico. Publicada em abril do ano passado, uma lista de reajuste nos preços dos medicamentos garantiu que, quando fosse comercializado no país, o Mounjaro poderia custar de R$ 1.677,10 a R$ 3.782,17, a depender da embalagem.
Desde 2020, os investimentos do laboratório para aumentar a produção do medicamento para emagrecer ultrapassaram US$ 23 bilhões (R$ 133 bi), por meio das fábricas localizadas nos Estados Unidos e também na Espanha, Irlanda e Itália.
Eli Lilly mira faturamento trilionário
Apesar da concorrência da Novo Nordisk, a Eli Lilly acredita que poderá assumir a dianteira no mercado de medicamentos utilizados para o emagrecimento. Para tanto, sua aposta se concentra em alto volume de produção e remédios inovadores. Enquanto fortalece suas plantas produtivas com investimentos elevados, a farmacêutica também estuda novas opções de tratamento.
O valor de mercado da empresa aproxima-se de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,8 trilhões), de acordo com projeções de analistas consultados pelo Financial Times.
Fonte: Panorama Farmacêutico. Acesso em: 11/03/2025.