Blog Farmácia Postado no dia: 8 março, 2021

Farmacêuticos consultores ajudam empreendedores a promoverem farmácias

Implantar a própria farmácia é uma conquista profissional que certamente deixa qualquer farmacêutico orgulhoso do seu esforço. Entretanto, a partir desse momento é necessário pensar em gerenciamento para os resultados do estabelecimento de saúde surtirem retornos positivos, tanto em quesito financeiro quanto relativo à adesão da clientela. Exemplo disso, são os farmacêuticos Vitor Costa e Eduardo Valério. No ramo farmacêutico desde 2010, eles prestam consultoria a empreendedores farmacêuticos. Além disso, no terceiro semestre de 2020, em plena pandemia da Covid-19 e recessão econômica do país, eles abriram mais uma farmácia, entre tantas outras no Paraná, com o propósito de certificar a importância da presença de uma metodologia de gestão definida para enfrentar momentos de crise com mais segurança e previsibilidade.

Geralmente, os consultores são procurados por colegas de profissão que buscam aumentar as vendas no estabelecimento de saúde, ajustar os números para manter o negócio aberto com ética e seguindo as diretrizes da profissão ou até administrar melhor o tempo. “Quando os clientes nos procuram, mostramos o caminho a eles através da nossa metodologia de gestão. A grande maioria consegue ter lucro maior, tempo livre com a família e melhorar as vendas. É um passo a passo que quando é aplicado o resultado sempre vem”, explica o especialista em gestão e marketing para farmácia, Vitor Costa.

Desde a época de faculdade eles possuem a predileção empreendedora, uma característica que fez surgir a necessidade de entrar no mercado para sentir de perto os desafios de ser dono de farmácia. “A farmácia fica no município de Maringá, no Paraná. Pegamos o estabelecimento a cerca de cinco meses e já conseguimos mais que dobrar as vendas, apenas aplicando a metodologia de gestão e fazendo o que precisa ser feito. A farmácia estava em uma situação bastante ruim, queimada na região, produtos vencidos, produtos caros, falta de produtos. O atendimento não era muito legal e as vendas eram muito ruins. Através de estratégias de precificação, atendimento farmacêutico, ajustando os produtos e tudo mais que precisa ser ajustado, estamos avançando positivamente para atingir a nossa meta de faturamento e lucratividade e assim por diante”, afirma Vitor.

Atualmente, o estabelecimento de saúde dos farmacêuticos empreendedores é bem requisitado pela população devido a qualidade do serviço de promoção à saúde que é entregue. “Temos planos para continuar aumentando o faturamento da farmácia com metas a atingir e também desenvolvendo estratégias online para o atendimento, entrega de produtos e outros. Nosso foco principal é desenvolver estratégias online através do marketing digital por dois motivos: um é para a gente continuar mantendo as vendas e o outro para atrair o público para a farmácia para podermos cada vez mais prestar o serviço farmacêutico”, conclui.

O conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Paraná, Gustavo Pires, considera que a carreira dos consultores Vitor e Eduardo é promissora devido à dedicação incessante na busca pelo sucesso profissional. “Eles enxergaram a possibilidade de empreender quando ainda eram acadêmicos de Farmácia. Essa visão denota a capacidade e perspicácia aplicada ao que escolheram ser: profissionais da saúde. É uma honra falar dos meus conterrâneos com tanta firmeza, pois antes de tudo acredito e aposto no potencial e esforço humano. Esse é apenas um exemplo de empreendedorismo, expertise e responsabilidade entre tantos outros que existem no Paraná”, exclama o conselheiro.

Fonte: CFF. Acessado em: 08/03/2021