Blog Farmácia Newsletter Julho 2022 -3- Direito Sanitário e Farmacêutico WhatsApp News

20/07/2022

Minoxidil Uso Oral (Baixo índice terapêutico)

Com a publicação da Resolução RDC nº 67 de 08 de outubro de 2007 foi estabelecido o regulamento técnico que institui as boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF). Manipulação Minoxidil Oral.

A partir desse regulamento foram estabelecidos grupos de atividades desenvolvidos pela farmácia, com disposições distintas a serem atendidas, conforme a natureza dos insumos manipulados.

O minoxidil, talvez, seja o principal fármaco de interesse das farmácias magistrais no que diz respeito às substâncias de baixo índice terapêutico, pertencente ao Grupo II da Resolução referida anteriormente.

Esse interesse não está relacionado à administração desse fármaco para o tratamento da hipertensão, cujas doses estabelecidas encontram-se entre a faixa de 5-10mg por comprimido. Para esse tipo de tratamento, atualmente encontram-se disponíveis medicamentos industrializados cujo valor de venda é inferior se comparado ao obtido na farmácia magistral.

O interesse crescente das farmácias magistrais na manipulação do minoxidil de uso oral está relacionado ao crescente número de publicações científicas a respeito do uso de baixas doses desse medicamento no tratamento de alopecias, algo que não está disponível no mercado nacional, quando se pensa em medicamentos industrializados, tornando essa terapêutica possível somente através do processo de manipulação magistral – e sem a necessidade da realização de transformação de especialidade farmacêutica, visto que há disponível em nosso mercado o insumo “minoxidil base”, utilizado nessas preparações.

Dessa forma, para poder atender à demanda do mercado e estarem conforme as diretrizes estabelecidas pela RDC 67 as farmácias de manipulação necessitam cumprir às especificidades determinadas para os medicamentos do Grupo II esse ebook foi criado.

Fonte: Pharmaceutical Consultoria. Acesso em: 20/07/2022.

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp