Artigo Postado no dia: 29 outubro, 2026

O efeito suspensivo automático do recurso administrativo na Anvisa: da interposição ao julgamento final

O regime dos recursos administrativos dirigidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem como ponto de partida o § 2º do art. 15 da Lei nº 9.782/1999, segundo o qual dos atos praticados pela Agência caberá recurso à Diretoria Colegiada, com efeito suspensivo, como última instância administrativa. O dispositivo determina o efeito suspensivo, e o faz sem condicioná-lo a pedido, motivação, contracautela ou avaliação de risco. O efeito é da lei, não do ato de recebimento. O § 2º do art. 11 do Decreto nº 3.029/1999, na redação dada pelo Decreto nº 3.571/2000, reproduz a mesma disciplina para os atos das unidades organizacionais da Agência, o que confirma tratar-se de efeito ope legis, independente de decisão administrativa que o outorgue.

A doutrina confirma o diagnóstico. Maria Sylvia Zanella Di Pietro ensina que o efeito suspensivo, diferentemente do devolutivo, só existe quando a lei o preveja expressamente, e que, previsto o efeito, o ato não produz efeitos nem causa lesão enquanto não decidido o recurso. José dos Santos Carvalho Filho assinala que, interposto o recurso com efeito suspensivo, o ato hostilizado fica sem operatividade e não atinge a esfera jurídica do interessado. A consequência é direta: a interposição retira a exequibilidade do ato recorrido, restabelece o estado anterior e mantém o ato encapsulado até a decisão.

Se o efeito decorre da lei, o recebimento é ato vinculado. A autoridade não decide se concede: verifica apenas os requisitos de admissibilidade, isto é, tempestividade, legitimidade e interesse, e dá seguimento ao processamento. Não se trata de tutela de urgência, não havendo espaço para juízo de probabilidade, ponderação de conveniência, exigência de garantia ou condicionamento à prova prévia da inocuidade do produto. Confundir os institutos é erro frequente na prática administrativa: a cautelar pressupõe ausência de previsão legal e juízo de risco, enquanto o efeito legal pressupõe apenas a interposição tempestiva.

Objeta-se, por vezes, que o art. 61 da Lei nº 9.784/1999 estabeleceria a regra oposta. O dispositivo, porém, começa pela ressalva: salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo. A cláusula inicial resolve a controvérsia, e seu parágrafo único é norma supletiva, que opera justamente quando a lei não dispôs de modo diverso. Incide, assim, o princípio da especialidade: havendo disciplina específica para os processos da Agência, prevalece a lei especial, sem que a geral possa reduzir garantia que aquela conferiu expressamente.

Sendo o efeito uma imposição legal, apenas a lei pode suprimi-lo, restringi-lo ou submetê-lo a condições. Resoluções da Diretoria Colegiada, instruções e regimentos internos não podem dispor em sentido contrário, sob pena de ofensa à legalidade, à hierarquia das normas e à separação dos poderes. Cláusula regulamentar que autorize a retirada do efeito a qualquer momento, ou que crie hipóteses genéricas de supressão não previstas em lei, não institui exceção válida: descreve, contra legem, poder que o legislador não outorgou. No campo sanitário, essa limitação é reforçada pela reserva de lei federal do art. 220, § 4º, da Constituição, pela disciplina da Lei nº 9.294/1996 e pela vedação ao abuso do poder regulatório do art. 4º, VIII, da Lei nº 13.874/2019.

Chega-se ao ponto central. O efeito suspensivo não é indefinido, mas também não é precário: tem termo final certo e único, que é o julgamento final pela Diretoria Colegiada, na condição de última instância administrativa. A expressão não é retórica, mas marcador temporal, e indica que a suspensão acompanha o recurso até seu desfecho definitivo. Nada que ocorra entre a interposição e o julgamento tem aptidão para encerrá-la antes. Não a encerram a tramitação, a instrução, os pareceres técnicos ou a inclusão em pauta, que são atos de movimento e não de julgamento; nem o decurso dos prazos internos de decisão, inclusive o do art. 49 da Lei nº 9.784/1999, cujo descumprimento gera dever de decidir, não o efeito inverso de restabelecer a exigibilidade do ato, sob pena de premiar a mora; nem o silêncio administrativo, pois não há convalidação tácita; nem atos de execução praticados por órgãos de fiscalização, que são ilegais e não convalidam o que a lei suspendeu; nem a publicação de novos atos de conteúdo assemelhado, que não substituem o julgamento pendente.

A esses fundamentos soma-se a boa-fé objetiva e a vedação ao comportamento contraditório. A Administração não pode retardar o julgamento para obter, na prática, o resultado que a lei suspendeu, nem converter em prejuízo do recorrente a demora que lhe é atribuível. A duração razoável do processo, assegurada pelo art. 5º, LXXVIII, da Constituição, atua como reforço e não como limite: o remédio para a demora é decidir, nunca executar.

Conclui-se que o efeito suspensivo é legal, automático e vinculado, instala-se com a interposição tempestiva e perdura até o julgamento final, sem que evento intermediário algum possa antecipar seu encerramento. Enquanto pendente o recurso, o ato recorrido é inexigível, e exigir seu cumprimento antes do julgamento configura ilegalidade e afronta direito líquido e certo. Eventual urgência sanitária deve ser veiculada pelos instrumentos que a própria legislação prevê, com motivação técnica consistente e observância do contraditório, e não pela supressão unilateral de garantia que o legislador quis expressa. Reconhecer esse regime não é favor ao administrado: é cumprimento da lei que organiza o poder de polícia sanitário e preserva a segurança jurídica de que depende o próprio setor regulado.

Por fim, em caráter meramente informativo e sem qualquer conotação promocional, registra-se que estabelecimentos cuja atividade tenha sido restringida por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária podem valer-se do recurso previsto na legislação, observado o prazo legal, e que a interposição adequada dessa medida, com a correta demonstração dos pressupostos de admissibilidade e dos fundamentos de fato e de direito, costuma demandar o acompanhamento de profissional habilitado com atuação em direito sanitário e em processo administrativo federal.

Curitiba-PR, 28 de outubro de 2026

Flávio Mendes Benincasa
OAB/PR 32.967, OAB/SP 166.766, OAB/MG 164.652, OAB/RJ 223.449, OAB/DF 61.671, OAB/GO 68.172, OAB/MS 29.802 e OAB/ES 43.403