Blog Farmácia

10/10/2019

O serviço farmacêutico mais demandado no mundo

Serviço farmacêutico – De acordo com estudo realizado pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), a revisão da medicação é o serviço farmacêutico mais realizado ao redor do mundo, em 50 países. Por meio dessa prática, o farmacêutico clínico fornece orientação, organiza e revisa a lista de remédios utilizados pelos pacientes, além de esclarecer dúvidas e investigar a ocorrência de algum efeito adverso ou dificuldade de adesão.

Alguns pacientes não cumprem o tratamento adequadamente porque não entenderam o que devem fazer ou qual a importância de tomar corretamente a medicação. “Até 50% não mantém boa adesão aos medicamentos após seis meses do início do tratamento. Portanto, o serviço firma-se como uma ferramenta para reverter esse cenário”, afirma Cassyano Correr, coordenador do programa de Assistência Farmacêutica Avançada da Abrafarma.

Uma relação aprimorada de medicamentos em uso pode salvar vidas. Ferramentas como o Clinicarx ajudam o farmacêutico a criar uma lista completa e organizada dos medicamentos, além de imprimir um calendário posológico. “Com ele, o paciente terá uma rotina de medicação validada pelo farmacêutico. Por isso, recomende que seu paciente a carregue consigo sempre, pois é um recurso que pode ser muito valioso em consultas médicas ou atendimentos de urgência”, ressalta Correr.

Campanha de Saúde

No dia 1° de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso, um dos públicos que mais demandam a revisão da medicação. Atualmente, esse grupo representa 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número deve superar o de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. E, para estimular a conscientização sobre o uso correto de remédios, as redes vinculadas à Abrafarma unem-se em campanha nacional no período de 28 de outubro a 1° de novembro.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia – Acessado em 10/10/2019.

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp