Blog Farmácia Newsletter Janeiro – Direito Sanitário e Farmacêutico

29/01/2019

POP – Procedimento Operacional Padrão para atendimento às prescrições na venda remota

O Procedimento Operacional Padrão para atendimento às prescrições na venda remota tem como objetivo à padronização dos procedimentos para atendimento às prescrições de profissionais habilitados quando solicitadas por meio remoto.

A Venda Remota consiste na dispensação de medicamentos solicitados por meio remoto, como telefone, whatsapp, fac-símile (fax) e internet.

Dentre os procedimentos a serem adotados pelas farmácias está a verificação da prescrição, analisando se a mesma está dentro do prazo de validade, quando aplicável. Outro ponto indispensável é verificar se todos os itens da solicitação/prescrição estão preenchidos adequadamente e se existe disponibilidade de todos os itens da formulação.

Importante também, levar a solicitação/prescrição ao farmacêutico para avaliação da mesma, onde serão verificadas possíveis interações medicamentosas entre os componentes da formulação, a viabilidade da prescrição em relação às legislações vigentes, o preenchimento adequado da prescrição pelo profissional prescritor, etc.

Os procedimentos devem obedecer às regras da RDC Nº 67/2007 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, e a RDC Nº 44/2009 que dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas.

Solicite por e-mail o modelo de pop para atendimento às prescrições na venda remota.
Email: contato@besan.com.br

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp