Blog Farmácia Newsletter Julho 2022 -3- Direito Sanitário e Farmacêutico WhatsApp News

18/07/2022

Por que o minoxidil é importante? (Manipulação minoxidil)

Embora os benefícios da alopecia androgenética tenham sido demonstrados em ensaios clínicos, talvez haja uma tendência de descartar a importância do minoxidil.

Ainda assim, continua sendo o único tratamento farmacológico com eficácia comprovada (por estudos científicos sérios e de qualidade) quando usado topicamente e é o único tratamento aprovado para queda de cabelo em mulheres.

O minoxidil afeta o ciclo do cabelo, causando a interrupção prematura do telógeno e provavelmente prolongando o anágeno.

Entender como o minoxidil exerce esses efeitos pode levar não apenas aos melhores tratamentos para a queda de cabelo, mas também aumentará nossa compreensão dos mecanismos responsáveis ​​pelo controle do ciclo do cabelo.

Além disso, um estudo publicado no Drugs Analytical Research onde foram avaliadas soluções tópicas de minoxidil obtidas em farmácias magistrais mostrou diferenças nos parâmetros de qualidade avaliados. Considerando que essas diferenças influenciam diretamente na eficácia e segurança do produto, como as diferenças de pH e a ausência de indicação de quanto deve ser aplicado no couro cabeludo devem ser consideradas.

Se não bastasse, por se tratar de uma fórmula corriqueira e relativamente comum de ser recebida em uma farmácia magistral (há décadas) evidencio uma série de falhas que poderão ser resolvidas com instruções corretas a respeito da manipulação e indicação correta de uso.

As diversas possibilidades de se conceber um produto manipulado devem sempre estar baseadas em informações científicas, principalmente quando são preparados medicamentos, sejam de uso oral, sejam de uso tópico.

Através desse eBook eu procurei buscar e apresentar informações relevantes para o dia a dia dos prescritores e dos farmacêuticos magistrais.

Todas as informações obtidas pela revisão da literatura foram pontualmente referenciadas para você poder acessar os artigos científicos na íntegra, caso seja de seu interesse.

Em relação às fórmulas apresentadas, o mesmo princípio é válido: não cabia a mim, inventar fórmulas ou deixá-las mais práticas para o manipulador.

Estou me referindo à absorção, estabilidade, atividade esperada…

Há diversas fórmulas e tipos de fórmulas destinadas à aplicação tópica.

A farmacotécnica correta é a parte fundamental de qualquer produto concebido em uma farmácia magistral.

Não tente fazer trocas, não tente fazer substituições de matérias-primas ou técnicas de preparo.

O que você verá nesse eBook (Manipulção minoxidil) não é fruto da minha imaginação; é fruto de um trabalho de pesquisa extenso (e que parece que foi mais desafiador que a escrita da minha tese de mestrado).

Tudo que está contido aqui foi feito com muito carinho e amor.

Boa leitura.

Com carinho,

Marlon Barg.

Fonte: Pharmaceutical Consultoria. Acesso em: 18/07/2022.

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp