Blog Farmácia Newsletter Setembro 2021 - n4 – Direito Sanitário e Farmacêutico WhatsApp News

17/09/2021

Startup de Maringá cria app que mostra preço de medicamentos em farmácias em tempo real

Mais de 94% dos brasileiros fazem compras em farmácias e drogarias, segundo um estudo do ICQT (Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico), em parceria com o Datafolha.

O impacto dessas compras no orçamento familiar não é pequeno. Aproximadamente 12% da renda per capita do consumidor é destinada a esse tipo de gasto, sendo que a maior parte é para compra de medicamentos. Pesquisar preços é a melhor forma de economizar e estudos do PROCON pelo Brasil demonstram isso trazendo resultados expressivos de diferença de preço do mesmo medicamento entre estabelecimentos.

Embora o consumidor brasileiro saiba que pesquisar é a melhor maneira de encontrar bom preço, nem todos conseguem fazer isso, afinal não existe um meio consolidado que facilite a comparação. Ir de farmácia em farmácia ou entrar de site em site ainda é a forma como as pessoas encontram de procurar a melhor oportunidade.

Por isso, uma startup de Maringá trabalhou para desenvolver e disponibilizar de forma gratuita, uma plataforma que busca preços de medicamentos em tempo real nas principais redes de farmácia do Paraná. Acessando por aplicativo ou pelo site, o usuário pode buscar produtos de maneira simples e intuitiva, encontrar o menor preço e ser direcionado para fazer compra pelo site do estabelecimento ou simplesmente dirigir-se à loja física mais próxima.

“Queremos mudar a forma como consumidores e farmácias se relacionam, criando uma conexão justa, segura e rápida para facilitar o acesso à saúde por parte das pessoas e impulsionar a transformação digital do mercado farmacêutico”, diz Douglas Milliati, COO da App Pharma, empresa que está desenvolveu a plataforma.

Para a empresa, criar um buscador simples e eficiente, aliado a outras funcionalidades que agreguem valor à jornada do usuário sempre focando em economia e praticidade, está sendo um grande desafio porque é algo pouco explorado no segmento. As pessoas ainda têm o hábito de ir até a farmácia mais próxima, tirar dúvidas, conhecer produtos novos nas prateleiras, mas este comportamento está mudando conforme o e-commerce avança e a necessidade de economia se faz mais presente.

Daniel Matsukuma, CTO da App Pharma, coordena o time de desenvolvimento da plataforma e ocupa-se em construir a melhor experiência possível para o usuário, com buscas rápidas e resultados confiáveis.

Marketing Product Manager da startup, Jamyle Nunes afirma que o grande objetivo da empresa é tornar-se referência para qualquer pessoa que precisa fazer compras em farmácias, incentivando o hábito de pesquisar na plataforma antes de tomar qualquer decisão. Assim, a App Pharma se tornará uma grande aliada da economia doméstica primeiramente dos paranaenses, já que o foco do lançamento é para as principais regiões do nosso estado: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store e na Play Store. O acesso também pode ser feito pelo site www.apppharma.com.br. Se o usuário optar por cadastrar-se na plataforma, terá a opção de criar listas de produtos e acompanhar os preços periodicamente, recebendo notificações quando houver queda superior a 10%. Além disso, funcionalidades como pesquisa por voz, busca por foto de receita entre outras também estão disponíveis.

A iniciativa tem pé vermelho e trabalha para melhorar o acesso à saúde e ao bem-estar das pessoas por meio da otimização do orçamento doméstico.

Compartilhe:


Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp