Blog Farmácia Postado no dia: 7 março, 2022

Venda assistida e novos hábitos impulsionam suplementos em farmácias

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (Abiad), o setor de suplementos e vitaminas deve movimentar em torno de R$ 3 bilhões neste ano, um incremento de 12% na comparação com 2021.  Os dados confirmam uma mudança gradual nos hábitos de consumo dos brasileiros, com um interesse maior pela suplementação. E por meio do modelo de venda assistida, as farmácias despontam como os mais promissores canais para essa categoria.

Estudos de mercado apontam que cerca de 40% da decisão de compra de suplementos se dá na farmácia. “É um setor que evolui a passos largos, pois a pandemia de Covid-19 direcionou as atenções para os cuidados com a prevenção e, principalmente, para o fortalecimento da imunidade. Mas esse avanço ainda ocorre de maneira desorganizada, já que após a flexibilização da Anvisa a partir de 2018, o mercado se abriu para muitos novos entrantes” destaca Aline Mendonça, diretora de marketing da EMS.

Para a executiva, esse cenário contribui para ampliar as dúvidas do consumidor na aquisição desses produtos. Ela se baseia no exemplo dos Estados Unidos, onde os suplementos e vitaminas atingem cerca de 70% de penetração domiciliar, enquanto no Brasil esse percentual não passa de 20% ”O brasileiro ainda não tem a cultura da prevenção enraizada em sua rotina, o que torna ainda mais desafiador o processo de conscientização dessa necessidade. Por isso, a sinergia entre indústria e varejo farmacêutico e o empenho de ambos nessa conscientização são tão fundamentais para a expansão da suplementação no país”, avalia.

Essa tendência também pode contribuir para a valorização do trabalho do balconista. “Ele é o responsável pelo primeiro contato com o cliente e precisará se cercar de informações que ofereçam total segurança ao shopper na hora da indicação de um suplemento vitamínico”, comenta. Aline acredita nos suplementos e vitaminas como instrumento para reverter estatísticas preocupantes, uma vez que, de acordo com a Abiad, cerca de 98% dos brasileiros não adquirem, apenas com alimentação, a quantidade ideal de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

“Além disso, muitas vezes não associamos alguns dos problemas de saúde que afetam as pessoas à deficiência nutricional. O estado de insônia, por exemplo, pode estar relacionado à carência de vitamina B5 no sangue, bem como a falta da B2 pode desencadear feridas na boca ou descamação da pele, entre outros tantos problemas”, adverte.

EMS redobra aposta no segmento

Além das marcas já consagradas da EMS, como Gerovital®, Complexo B e o estimulante de apetite Apevitin BC®, líderes em seus segmentos, a EMS acaba de lançar a linha Suplevit®. Com isso, a  expectativa é ampliar sua atuação no mercado, proporcionando acesso à suplementação para todos os brasileiros e, assim, fortalecendo a sua liderança como a maior farmacêutica do Brasil. Em 2022, estima-se um crescimento de 20% no faturamento da categoria.

“Essa transformação no consumo ocorreu principalmente nas farmácias de bairro, o que nos leva a olhar com ainda mais atenção para os mais de 70 mil PDVs associativistas e independentes”, afirma Aline.

A nova linha Suplevit® reúne 11 apresentações, direcionadas a atender todos os perfis de consumidores. Para suprir as necessidades diárias para um bom funcionamento do organismo, os adultos contam com Suplevit A-Z, que reúne 12 vitaminas e minerais; e A-Z Mulher, que leva também em sua formulação o ácido fólico.

Para o cuidado com a beleza, por meio do fortalecimento de cabelos e unhas e a manutenção da pele, está disponível o Suplevit Cabelos e Unhas, com biotina, zinco, selênio e vitaminas do complexo B. E para a criançada, Suplevit Kids ABCD, que contém nove vitaminas em solução oral, fortalecendo a imunidade e o metabolismo, além de dar energia para brincar e estudar. Juntam-se também à família Suplevit® as quatro apresentações da linha Suplevit C (efervescente e gotas) com vitaminas C e vitamina C + zinco, os aliados da imunidade.

A marca Gerovital, carro-chefe da EMS e existente há mais de 40 anos, ganhou novidades com o lançamento do multivitamínico Gerovital Ômega 3. O produto foi desenvolvido para auxiliar na saúde cardiovascular pois contém EPA e DHA, além das 23 vitaminas e minerais em sua formulação, que auxiliam na imunidade e no metabolismo energético. E para fechar os grandes lançamentos da EMS, chega também ao mercado Nativit DHA com uma fórmula exclusiva adequada às necessidades das mães e bebês durante o período gestacional.

Fonte: Panorama Farmacêutico. Acesso em: 07/03/2022.