Blog Farmácia Postado no dia: 1 setembro, 2023

Você sabe qual o prazo que o plano de saúde têm para responder uma solicitação?

Infelizmente não são raros os casos em que temos conhecimento de que um determinado Plano de Saúde demora para autorizar alguns procedimentos, como, por exemplo: cirurgia, quimioterápica, exames mais específicos. 

Como forma de proteção ao direito do cliente, principalmente com relação a sua saúde, a Agência Nacional da Saúde (ANS) determinou o prazo máximo de resposta 21 (vinte e um) dias, sob pena de responsabilização.

Essa responsabilização pode acontecer de 2 (duas) formas: 

  1. Judicial 

Essa responsabilização é feita de forma particular, onde o paciente após ter uma demora excessiva com o auxílio de um advogado de sua confiança para entrar com uma ação judicial, visando uma indenização por danos materiais que essa demora lhe causou. 

  1. Reclamação junto a ANS

Essa responsabilização é feita mediante denúncia administrativa diretamente a ANS, sendo comprovada a demora o Plano de Saúde pode ser multado e para esse tipo de reclamação não é necessário a contratação de um advogado. 

Por fim, é importante esclarecer que para cada procedimento existe um prazo estabelecido na ANS e o prazo de 21 (vinte um) dias é o maior prazo possível, você pode verificar os prazos no site na ANS: 

Prazos máximos de atendimento – ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

E para ambas as reclamações é importante que você tenha em mãos o número e a data do protocolo do contato com o Plano de Saúde, para comprovar a demora de resposta.

 

Fernanda A. Malc Pereira

OAB/PR 94.861