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08/10/2021

Farmácias aumentam em oito vezes número de serviços clínicos

Farmácias e drogarias de todo o Brasil realizaram mais de 6,7 milhões de atendimentos clínicos até o mês de setembro deste ano, de acordo com dados da Clinicarx. O número já é mais de oito vezes superior ao do mesmo período do ano passado.

Os dados levam em conta os cerca de 5 mil estabelecimentos farmacêuticos e pontos de saúde atendidos pela empresa, distribuídos por mais de 800 municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre os serviços mais realizados neste ano estão exames e testes rápidos, que somaram mais de 5 milhões de procedimentos; aplicação de injeção, com cerca de 274 mil; e avaliação de pressão arterial e hipertensão, em torno de 306 mil análises efetivadas.

Os exames de detecção da Covid-19 predominaram em relação ao total de atendimentos, com mais de 4,4 milhões de testes de antígeno e 660 mil de anticorpos. Além desses, outros serviços como o de vacinação somaram cerca de 84 mil atendimentos concluídos.

“O varejo farmacêutico consolidou-se na pandemia como um autêntico hub de atenção primária em saúde. As farmácias, de fato, representam o primeiro ponto de contato dos pacientes e um canal essencial para desafogar o atendimento em hospitais e prontos-socorros”, destaca Cassyano Correr, CEO da Clinicarx.

Diariamente, estabelecimentos farmacêuticos brasileiros realizam procedimentos como check-ups de saúde; vacinas como a da hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza; acompanhamento de pacientes crônicos e testes laboratoriais rápidos, como Beta-HCG, hemoglobina glicada, PSA, dengue, hepatite C, HIV, sífilis.

Tendo em vista a redução gradual da procura por testes de Covid-19, a expectativa é que a população possa contar com todo rol de serviços disponíveis nas farmácias. Na página http://clinicarx.com.br/onde-encontrar, a Clinicarx mantém uma lista de estabelecimentos que realizam esses atendimentos, com possibilidade de agendamento.

 

Fonte: Panorama Farmacêutico, acesso em 08/10/2021

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