Blog Farmácia Postado no dia: 20 outubro, 2023

Cardarine, posso manipular?

A cardarina, ou cardarine, também conhecida como GW501516, é uma substância que pertence à classe das PPARδ agonistas seletivos. Ela foi inicialmente desenvolvida como um potencial medicamento para tratar doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, devido à sua capacidade de aumentar a captação de glicose e melhorar o metabolismo lipídico. No entanto, a cardarina ficou mais conhecida no mundo do desempenho esportivo devido às suas propriedades que podem melhorar o desempenho físico e a resistência.

Os atletas que usam a cardarina geralmente o fazem por suas alegadas propriedades de aumento de resistência e melhoria no desempenho aeróbico. Ela é frequentemente incluída em programas de corte e em ciclos de treinamento para melhorar a queima de gordura e a resistência aeróbica.

No entanto, algumas vigilâncias sanitárias locais, de diferentes municípios, estão proibindo a sua dispensação e manipulação com fundamento na RE 791/2021 da ANVISA, visto não possuir comprovação de eficácia e segurança avaliado pela Anvisa.

Pensando nas dúvidas mais frequentes que envolvem o tema, separamos algumas perguntas e respostas sobre o tema:

Se eu receber uma receita que contenha cardarine, posso manipular?

Depende. Caso a Vigilância do seu município esteja proibindo a manipulação, o estabelecimento deve possuir autorização judicial para manipulação, dispensação e comercialização de SARM’S (Seletor e Receptor Androgênico) visto que a substância está incluída no rol.

Meu estabelecimento possui Autorização Especial, posso manipular?

Em que pese o estabelecimento possua Autorização Especial da ANVISA para trabalhar com medicamentos controlados, a cardarina não se classifica como medicamento de uso controlado, portando sua manipulação independe de AE, mas sim do entendimento sanitário local.

Sendo o caso de necessidade de autorização judicial, e tendo decisão judicial que autoriza a manipulação de cardarine, quanto tempo devo esperar para poder manipular?

Tendo a decisão favorável, sendo ela definitiva ou não, o estabelecimento pode promover a manipulação imediatamente após a disponibilização da decisão judicial.

Os riscos da manipulação sem autorização judicial vão de sanção através de Auto de Infração para o estabelecimento até Processo Ético Disciplinar em face do Farmacêutico Responsável.

Por fim, caso tenham restado dúvidas quanto ao tema, não hesite em nos contatar através do nosso telefone ou redes sociais!

 

Curitiba, 20 de outubro de 2023.

Dra. Isabele Bernardo da Cruz, OAB/PR 110.758